terça-feira, 17 de maio de 2011

Literatura Infantil



Literatura á a arte da palavra.
Todos os textos que utilizam uma linguagem subjetiva e expressiva, que trabalham com o sentido conotativo das palavras e abusam das figuras de linguagem, recriando sempre uma realidade são classificados como textos literários. Podem ser narrativas, contos, crônicas, poemas, poesias...
Mas, e Literatura Infantil? O que classifica um texto como infantil e, mais do que isso, também literário?
Utilize suas próprias palavras e, a partir do que estudamos até agora, me ajude a esclarecer esta questão.

11 comentários:

  1. Literatura infantil


    Literatura infantil é todo o texto voltado a criança, ou seja, são histórias que fazem as crianças viverem o real e o imaginário. É a história voltada para o mundo infantil atribuindo o mundo da fantasia e o faz-de-conta.
    Na literatura infantil tudo envolve as crianças: desde a capa de um livro, uma boa ilustração, bons textos e curtos. É isso que atrai a atenção e o interesse da criança.
    Isso é cultura, é o pensar em busca de conhecimento, em uma boa formação, um bom leitor, onde a criança possa ter gosto por leituras, trocar ideias e ser um cidadão culto e conhecedor em nossa sociedade.
    Literatura infantil é arte, é mostrar as nossas crianças tipos de textos que atraem com histórias curtas; respeitar as fases de idades onde eles possam entender o que sendo está aplicado, trabalhar todos os personagens de cada história, com questionamentos e comparações que foram lidas em sala de aula.

    Maria Aparecida
    4º magistério
    E.E.B. Santa Catarina

    ResponderExcluir
  2. Literatura infantil


    “É a arte da palavra e o livro traz a palavra escrita, a quem atribuimos a maior responsabilidade na formação da consciência do mundo, das crianças e de todos que leem.
    A literatura tem o objetivo, na sociedade, de transformar, ou seja, estimular a compreensão e a criatividade.
    O impulso de “ler' para observar e compreender o espaço em que se vive e os seres e as coisas com que convive, é condição básica do ser humano.
    E é no sentido dessa transformação necessária e essencial que vemos na literatura infantil o agente ideal para a formação de uma nova mentalidade.”

    Alunas: Joice e Cristiana
    E.E.B Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Edenilso dos Santos Júnior, Éric Barbosa da Silva



    O que é Literatura Infantil



    Literatura Infantil é a maneira que temos para transmitir as nossas crianças os vários contos, conhecimentos e histórias que temos. Através de nosso entendimento e nossos livros, podemos levar nossas crianças a um universo ou um mundo de pura imaginação e beleza no qual elas se veem como as personagens dos contos que contamos.
    Literatura Infantil nada mais é do que a literatura criada e imaginada pelo entendimento e criatividade do Leitor Infantil.

    ResponderExcluir
  4. “O que é Literatura Infantil?”


    A literatura Infantil é apropriada especialmente às crianças entre dois e dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha, além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.
    A literatura infantil é a arte da palavra.
    Reconhecer a importância da Literatura Infantil é incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. A Literatura Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
    Portanto, a literatura Infantil no processo de ensino, onde proporciona às crianças, meios para desenvolver habilidades que podem ser observadas a ampliação do vocabulário, na interpretação de textos, na reflexão, na crítica e na criatividade.

    Bruna da Silva da Conceição e Priscila Silva Santos
    4° magistério

    ResponderExcluir
  5. O que é Literatura Infantil?

    A Literatura Infantil é, antes de tudo, literatura, criatividade. E representa o mundo, nossa vida, o homem, histórias, tudo isso através de palavras.
    A Literatura Infantil tem, nesta sociedade, uma tarefa fundamental a cumprir, é o agente ideal para a formação de uma nova mentalidade.
    É importantíssimo trazer esta realidade da literatura para nossa sociedade, isto nos impulsiona a ler, a aprender, a observar e a compreender vários fatores da nossa vida; como espaço que vivemos os seres e as coisas com que convivemos e varias outras curiosidades.
    Com a criança podemos utilizar a LI para trabalhar vários fatores: a imaginação, a criatividade, a coordenação efetiva, a percepção visual através das imagens ilustrativas, etc.
    A Literatura Infantil tem a capacidade de provocar nessas crianças a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia e o interesse.
    A Literatura Infantil, inserida na nossa sociedade, nos proporciona um bom aprendizado e coisas importantes.

    Por:
    Luana Poletti de Moura
    Alessandra Santos de Oliveira
    4º magistério
    Escola de Educação Básica Santa Catarina

    ResponderExcluir
  6. Nome: Gisella Vidal Julião 4° ano magistério

    O que é Literarura Infantil?

    “Para iniciar, Literatura é Arte...
    Ela trabalha o imaginário e a fantasia em cada criança. É um tipo de texto que atinge a todo tipo de público e é feito por cada criança que existe dentro de nós.
    É onde podemos ser heróis, princesas, reis e rainhas...e nesse mundo só sobrevive aquele que acredita em fantasia e magia.”

    ResponderExcluir
  7. Literatura Infantil é arte, é o que a criança entende como o maravilhoso. A literatura é fundamental no processo de aprendizagem da criança , para trabalhar o ser imaginário e sua criatividade.

    A criança, assim como nós adultos, também precisam de estímulos e nada melhor do que histórias passadas de pais para filhos ou de educadores para seus alunos, trazendo assim o encantamento e o resquício do passado.

    Entende-se também como literatura infantil, recriações de histórias de nossos antepassados, e isso nada mais é do que exposição de sentimentos e prazeres.



    Aluna: Cynthia Borges e Natalie Tino

    Turma: 4° Magistério

    Professora: Juliane Dias

    Escola de Educação Básica Santa Catarina

    São Francisco do Sul, 17/05/2011.

    ResponderExcluir
  8. O QUE É LITERATURA INFANTIL.....


    A Literatura Infantil é a arte da interpretação, do saber contar ou recontar uma história com emoção, suspense, alegria e tristeza.
    Esta é fundamental para o indivíduo em nossa sociedade, desde o nascimento, quando a criança ainda é pequena até a fase adulta. Deve ser estimulada, a príncipio pelos pais ou pessoas mais próximas ainda em casa, logo na educação infantil desde o berçário. Mas para isso, devemos trabalhar textos de acordo com a faixa etária de cada criança e de fácil compreensão e interpretação, estimulando assim o leitor a fazer sua busca pessoal, enriquecendo e aperfeiçoando ainda mais seu vocabulário, levando o leitor ao infinito imaginário.
    Através da Literatura Infantil o leitor aprende a interagir com as outras pessoas, esquecendo um pouco do mundo real e vivendo instantes num mundo mágico, cheio de aventuras e fantasias, onde tudo é permitido, principalmente ser feliz.

    Nathália Ledoux, Daniela Rosa
    4º Magistério 01
    E.E.B. Santa Catarina

    ResponderExcluir
  9. Caroline Santos 4º Magistério



    O que é Literatura Infantil


    A literatura infantil é um fenômeno criativo de um mundo imaginário através da leitura e oralidade, onde o aluno tem o convívio com os livros e, dessa forma, faz com que haja uma transformação na sociedade com sua criatividade e imaginação.

    ResponderExcluir
  10. A Literatura Infantil resgata a vontade da criança de ir além, imaginar e ser criativa.]
    Através de livros é possível que a criança sinta vontade de ler, sinta o prazer de buscar o mundo da leitura, muitas vazes a criança se identifica com algumas histórias. A história pode mostrar algum tipo de acontecimento que aquela criança tenha vivenciado ou vivido. ]
    é muito importante que a criança pratique o hábito de ler, pois aquela que lê tem maior capacidade de se desenvolver melhor na linguagem e comunicação de ler o livro e também de interpretar o que realmente intendeu.
    E nessa fase, quando ainda tão pequenina, que as crianças aprendem melhor, isto é, buscam novas informações.

    Adriana dos Santos
    4° Magistério 1

    ResponderExcluir
  11. O que é literatura para você?

    Literatura é uma arte escrita. Através dela transmite-se uma mensagem, um ensinamento. Através de personagens, sejam reais ou fictícios, a literatura toma para si a missão de transmitir uma mensagem que preencha seus leitores, seja ela possível ou não.
    O encanto da literatura é, alias, essa possibilidade de não se ater aos fatos reais, tudo vai depender do autor.
    Essas características é que tornam a literatura tão interessante e maravilhosa.

    Daiane Brás Cardoso, 4º MAGISTÉRIO.
    E.E.B. Santa Catarina.

    ResponderExcluir