quinta-feira, 14 de abril de 2011

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade me fascina com suas palavras. Observe a facilidade com que o autor transmite suas ideias e seus sentimentos através de uma linguagem subjetiva, mas simples. Frases curtas, mas claras. Incrível!
Este poema é um exemplo de texto literário, pois a linguagem é subjetiva e o autor recria uma realidade. Além disso, há um eu-lírico e o poeta transmite, através do texto, seus sentimentos e emoções.

(...) Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio
um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem.
Ficou um pouco de tudo
no pires de porcelana,
dragão partido, flor branca,
ficou um pouco
de ruga na vossa testa,
retrato.
(...) E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção
e abafa
o insuportável mau cheiro da memória.

(Resíduo)

Um comentário:

  1. O que é literatura Infantil?

    A literatura é essencialmente importante para conhecimento científico dos fenômenos da vida natural ou humana.
    A literatura infantil é de extrema importância para o nosso conhecimento e nossa cultura, onde proporciona explorar nosso imaginário também nos traz o real. No imaginário ela nos traz o lúdico e a imaginação, onde é mais colorido, fantasia, contos de fadas. Já no real ela nos traz a realidade de uma forma mais leve, de um modo que não nos choque, mas que nos mostra o que acontece.
    A literatura em si trabalha com nossos pensamentos atavés da imaginação com base na fantasia que os livros de literatura infantil proporcionam.
    Portanto, através da literatura infantil, pode-se trabalhar a criatividade, cultura, imaginação, lúdico, fantansia, pontos fundamentais para a formaçao do conhecimento da criança.


    Thais Amanda Santos De Oliveira e Andressa Vogel.

    ResponderExcluir